sábado, 17 de março de 2012

O ano litúrgico
Catequese 5ª Etapa-
Antes de Jesus o tempo não era contado em dias meses e ano. O povo se orientava pela estações da lua, eram os astros que orientavam a vida e os costumes daquele povo.
Só pra saber... Os três Reis magos, aqueles que orientados pela estrela encontraram Jesus em Belém, esses magos eram Astrólogos, estudavam os astros, e eram eles que faziam a contagem do tempo.
Na igreja o ano litúrgico marca a entrada de Jesus em nosso tempo.
O ano litúrgico é diferente do ano civil.
O ano civil inicia 1º de Janeiro, e o Ano litúrgico inicia 4 semanas antes do Natal, no 1º Domingo do Advento.

Depois, ainda temos o tempo do Natal. Para então iniciar o tempo comum, que tem no total de 34 á 35 semanas. esse tempo é dividido em duas partes
 ( vamos entender como ).

O tempo comum tem inicio após o tempo do Natal, que contam com 4 semanas, e mais ou menos pela 12ª semana é interrompido para a entrada do tempo da quaresma, que são 40 dias, inciando na quarta feira de cinzas, terminando na quinta feira, quando Jesus, depois de lavar os pés dos apóstolos é preso.
Vem  depois a morte e ressurreição de Jesus
Á Páscoa... Passagem...Vitória sobre a morte.
E vem... O tempo Pascal. Para então recomeçar o tempo comum, que vai encerrar-se na festa de Cristo Rei, um Domingo antes do advento.

As duas mais importantes datas: NATAL e PÁSCOA.

Na festa do Natal celebramos Cristo que vem morar definitivamente em nosso meio, esta festa substitui uma antiga festa, chamada " festa do sol " que era um dia dedicado ao Imperador. nossa festa é dedicada ao nosso único Imperador "Jesus".

Á nossa Páscoa também vem substituir a páscoa do povo de Deus, ou os Judeus:

Quando aquele povo deixaram o Egito Deus poupou suas vidas marcando-os com o sangue do cordeiro. O Faraó de coração duro não permitia que o povo Judeu saísse do Egito, Deus manda então a decima praga, vai matar todos os primogênitos, então manda que o s israelitas sacrifiquem um cordeiro tirem o seu sangue e passem nos umbrais de cada porta, quando Deus passa á noite matando os primogênitos os Judeus são poupados. Deus manda também que eles fiquem preparados para sair do Egito, manda fazer pão sem fermento, pois não haverá tempo para fermentar a massa, que o cordeiro assado seja dividido entre as famílias, pra que não haja sobras,e que comam de pé, com o cajado na mãos, prontos para deixar a escravidão e serem livres.
Depois de 40 anos no deserto eles chegaram a terra prometida, e festejaram, e na mesa deles havia:
 O cordeiro, que eles ofereciam em sacrifício, Pão ásimo ( pão sem fermento) Vinho e Ervas amargas, que simbolizavam o sofrimento passado na escravidão do Egito. Deus durante a travessia do deserto mandou do céu um alimento para o povo, a partir dessa comemoração, Deus não mais mandou o maná. Pois já estavam em suas terras, e a terra era fértil.
Páscoa significa Passagem: para eles a passagem de uma vida de escravidão para uma vida de liberdade.
Para nós no entanto tem um significado mais profundo.
Cristo é a nossa Páscoa, ele morreu pelos nossos pecados, e esse sacrifício  fez dele "O Cordeiro de Deus" Num sacrifício perene.
Na quinta Feira Santa, ao comemorar a páscoa com os discípulos,  Jesus ao pedir a eles que preparem a mesa, não os instruiu para trazer um cordeiro para oferecer em sacrifício porque ele é o cordeiro, e seu sacrifício será feito por ele uma unica vês, para a vida toda, nesse momento Jesus Instituiu a Eucaristia, e pediu-nos que a celebrássemos em memoria dele. Ao celebrar a Páscoa com os apostolos Jesus fala do sentido da sua morte. comendo o Pão e bebendo o vinho eles comem o corpo e bebem o sangue do Senhor, sua morte acontecerá para o bem da humanidade.
   O seu corpo e sangue, derramados hoje no altar da Eucaristia, trazem o bem para todo Cristão que dela participa. E em cada missa que participamos estamos reoferecendo á Deus esse sacrifício de Jesus.
 Somos resgatados pelo Sangue do Cordeiro, que tira todo o pecado do mundo. Porém esse resgate depende de nós. Somos chamados por Cristo a viver livres do Pecado, participando da sua vida pela comunhão, e vivermos em Santidade.
Cristo ressuscitou vencendo a morte, a ressurreição de Jesus é a verdade culminante da nossa fé em Cristo, crida e vivida como verdade central da nossa fé. Ele nos promete também a nós a ressurreição, mas façamos a nossa parte, vamos nos preparar para ganhar essa batalha com Cristo, e continuemos atentos, pra quando ele vir nos resgatar, não estejamos desprevenidos.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus cristo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário